Anos atrás quando ia à reunião de diretores muitas vezes disse que chegaria o dia que não teríamos professor na escola pública. Exagero? Pessimismo? Não experiência administrativa, visão de futuro.
Estava certo que isso iria acontecer, péssimos salários, péssimas condições de trabalho, superlotação das salas de aula, e tudo mais que sucateia a educação pública. Hoje na escola que administro a mais de 15 anos vejo isso claramente, o ano passado foi falta de professor de matemática e geografia, este ano as aulas estão totalmente atribuídas o que não significa que está tudo bem. Alem do despreparo profissional todo dia falta professor, em média quatro no período do ciclo II, e aí o caos. Os agentes de organização escolar que cuidam dos alunos não estão preparados, mal qualificados e pessimamente pagos não cuidam direito nem mesmo de uma tartaruga, imagine os alunos de 10 a 15 anos?
Mas os professores o que acontece? Porque faltam tanto? Ora com todo o stress da profissão e com o valor da hora aula às vezes fica mais barato faltar. Não acreditam? Então procurem saber, façam uma pesquisa. Vejo isso todo dia, e as desculpas são as mais incríveis, fui levar o cachorro no veterinário, pneu furou, ônibus atrasou etc. Só que na escola particular ou na prefeitura não falta claro o desconto é maior, quanto é a hora aula lá? Bem maior que no estado.
Não culpo o professor por isso, nem poderia afinal eu mesma muitas vezes tenho vontade de pegar minha bolsa e ir embora e acho que vou acabar fazendo isso antes de ficar mais estressada e doente afinal já tenho meu tempo ratificado. Estava contando com a mudança de governo esperando aumento, reestruturação salarial, plano de carreira, aliás, tudo que sempre é prometido, mas acho que mais uma vez não vai vir mesmo.
Ontem presenciei algo que achei que nunca fosse presenciar, um professor recém ingressado pediu exoneração! Bom professor que recebeu uma proposta de trabalho e salário bem melhor numa escola particular e não teve dúvida. Menino novo, que ainda tem tempo na vida pra trocar um cargo público, mal remunerado por um emprego com carteira assinada com melhor salário. Qual a vantagem? Pra começar melhores condições de trabalho, menor número de alunos por sala, respeito profissional e no final de carreira um fundo de garantia pra uma terceira idade mais amparada. Tudo que não se tem na escola pública!
Nenhum comentário:
Postar um comentário